40.º aniversario da assinatura do Tratado de Adesão às Comunidades Europeias por Portugal e Espanha

No passado dia 12 de junho, comemorou-se o quadragésimo aniversario da assinatura do Tratado de Adesão às Comunidades Europeias por Portugal e Espanha. O EUROPE DIRECT Açores participou numa campanha em linha para assinalar esta efeméride juntamente com os EUROPE DIRECT de Portugal e Espanha que pode ser vista aqui.

Contexto histórico

As cerimónias de assinatura decorreram, respetivamente, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e no Palácio Real em Madrid. A delegação portuguesa que integrou este momento histórico em 1985 foi constituída por Mário Soares, Primeiro-ministro, Rui Machete, Vice-primeiro-ministro, e Jaime Gama, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Com esta assinatura, Portugal passa a integrar o projeto europeu de cooperação, paz e desenvolvimento, consolidando a sua democracia e reforçando a posição política e diplomática do país na Europa e no mundo. A entrada na CEE garante a Portugal a presença num importante mercado comum e o aceso a fundos comunitários que permitiriam a modernização do país e o apoio ao desenvolvimento.

A integração europeia trouxe novas oportunidades para estudantes e jovens portugueses. Programas como o ERASMUS permitiram estudar e trabalhar no estrangeiro, contribuindo para a formação de uma geração mais qualificada, cosmopolita e aberta ao mundo.

Portugal comprometeu-se com políticas sociais e ambientais mais exigentes. Os cidadãos portugueses passaram a ter direitos como cidadãos europeus: livre circulação, possibilidade de viver, estudar, ou trabalhar em qualquer país da UE.

A adesão foi determinante para a transformação estrutural de Portugal, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e institucional.


Quarta 18 de Junho de 2025 12:21