Literacia mediática: "Pinóquio na Escola"

A iniciativa de literacia mediática "Pinóquio na Escola" regressa para a sua 2.ª edição com o objetivo de promover o pensamento crítico e capacitar as novas gerações para identificar e combater a desinformação num mundo cada vez mais polarizado. Desenvolvida pelo Polígrafo em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a iniciativa alarga agora a sua ação aos alunos do 3.º ciclo de escolaridade.

A entrega de prémios da 1.ª edição terá lugar na segunda-feira, dia 24 de novembro, na Representação da Comissão Europeia em Portugal, e contará com a presença do Representante Adjunto da Comissão Europeia em Portugal, Luís Loureiro de Amorim.

Na 2.ª edição, o projeto volta a lançar um concurso nacional e a percorrer o país com um roadshow educativo. Nestas sessões, são partilhadas ferramentas e materiais pedagógicos que ajudam a desenvolver um olhar mais crítico sobre a informação, em especial a que circula nas redes sociais.

O concurso nacional regressa com uma dinâmica renovada e ampliada. Realiza-se em duas fases e terá curadoria e acompanhamento mais aprofundado da equipa do Polígrafo, de modo a apoiar de forma mais próxima alunos e professores ao longo do processo. O concurso desafia estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário a criar conteúdos originais, em qualquer formato, que desmontem narrativas enganosas que circulam, ou circularam, no espaço público europeu.

Entre as novidades desta edição, destaca-se a criação de uma rede de professores embaixadores do "Pinóquio na Escola". Com esta iniciativa, pretende-se garantir que o impacto do projeto se prolongue no tempo e permaneça nas escolas de forma orgânica, chegando também a futuras gerações de alunos.

A iniciativa conta com o apoio organizacional e logístico da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Mais informações aqui.

Sexta 21 de Novembro de 2025 12:45