Bússola da Cultura para a Europa
A Comissão Europeia lançou a Bússola da Cultura para a Europa, na qual apresentou a sua visão para um panorama cultural europeu dinâmico e integrado. Trata-se de uma iniciativa virada para o futuro e que visa conformar a política cultural da UE, a fim de assegurar a centralidade da cultura na promoção da identidade europeia, na celebração da diversidade e na promoção da excelência.
Em tempos de incerteza e de mudança, a cultura reforça a nossa democracia, a coesão social, a competitividade e a resiliência. Os resultados do último Eurobarómetro sobre a cultura mostram que 87 % dos inquiridos consideram que a cultura e o património cultural devem ocupar um lugar muito importante na União, para que os cidadãos se sintam mais europeus.
Europa pela cultura, cultura pela Europa
A Bússola da Cultura visa potenciar os benefícios da cultura, nomeadamente através da promoção dos bens culturais da Europa, assim como responder às principais dificuldades que as indústrias culturais e criativas enfrentam. Dificuldades como as restrições à expressão artística, a precariedade dos meios de subsistência dos artistas, a desigualdade de oportunidades de participação cultural e o impacto transformador da inteligência artificial (IA) no setor cultural.
A Bússola da Cultura orientará as políticas da UE em quatro direções fundamentais: defesa e reforço dos valores e dos direitos culturais europeus; capacitação dos artistas e dos profissionais da cultura e apoio às pessoas; valorização da cultura e do património cultural em prol de uma UE mais competitiva, resiliente e coesa; defesa das relações e das parcerias culturais internacionais.
Mais informações:
Comunicação sobre a Bússola da Cultura

